Aprenda a fazer live multiplataformas e aumentar seu número de seguidores

Aprenda a fazer live multiplataformas e aumentar seu número de seguidores

Você sabia que é possível realizar uma live, ao vivo, em inúmeras plataformas ao mesmo tempo? Basta fazer o uso de ferramentas certas para que a sua transmissão seja enviada de forma simultânea para o YouTube, Instagram e Facebook, por exemplo.


Siga lendo atentamente este conteúdo e saiba como revolucionar as suas transmissões com as técnicas de multiplataformas.


Esperamos que este conteúdo seja esclarecedor. Ótima leitura!

O que é uma live multiplataformas?

Como o nome sugere, a live multiplataforma é uma transmissão que acontece de forma simultânea em diferentes plataformas de mídia digital, como Facebook, Instagram e YouTube. 


Essa estratégia permite que o conteúdo seja visto por diferentes públicos em variados aplicativos ao mesmo tempo, aumentando, consequentemente, o alcance e a audiência das transmissões ao vivo.


O objetivo principal das lives multiplataformas é aumentar a visibilidade e o engajamento, considerando que diferentes redes variadas atraem públicos diversos.


A realização desse tipo de live demanda o uso de ferramentas específicas, capazes de suportar a transmissão simultânea. O uso de plataformas que promovem interação direta com múltiplos serviços de mídia social, serviços de gerenciamento de transmissão ao vivo e softwares específicos são excelentes soluções.

Entenda a importância desse tipo de live

A live multiplataforma é fundamental por inúmeros aspectos, por exemplo, o alcance, o engajamento, a conveniência e a eficiência.


Uma estratégia poderosa para criadores de conteúdo, empresas ou qualquer um que queira aumentar o impacto das suas transmissões ao vivo, alcançar audiências mais amplas ou aumentar as oportunidades de engajamento e monetização, esse tipo de live gera diversos benefícios, como:


  • Engajamento diversificado: plataformas variadas contam com muitos tipos de interação com o público. O uso delas possibilita aproveitar diferentes formas de engajamento, além de deixar as transmissões mais dinâmicas e interativas.


  • Conveniência para o público: é comum que alguns usuários prefiram plataformas específicas. As lives multiplataformas faz com que eles escolham a que mais se enquadra na sua preferência, aumentando as chances de mais participantes.


  • Diminuição de riscos: depender de uma única plataforma pode ser um grande risco considerando a possibilidade de problemas técnicos. Já a transmissão múltipla reduz esse risco, evitando, por exemplo, a perda de espectadores.


  • Aumento de visibilidade da marca: a presença digital em plataformas simultâneas pode fortalecer a presença da marca, fazendo com que ela seja mais reconhecida e, consequentemente, consolidada no mercado. 

É hora de realizar sua live multiplataformas e conquistar novos seguidores!

Como vimos até aqui, realizar uma live com transmissão em múltiplos canais é uma forma de aumentar o seu alcance, conquistando mais seguidores em cada um deles.


Porém, é comum ter dúvidas sobre como realizar esse tipo de transmissão. Mas não se preocupe: criamos um guia para ajudar você a realizar essa transmissão de forma simples. Veja só:

1º) Escolha a plataforma de multistreaming

O primeiro passo é definir a plataforma que será utilizada, considerando que ela deve permitir uma transmissão simultânea. Existem algumas opções, entre elas, o OBS Studio, Streamlabs OBS, vMix, XSplit e outras. Ao escolher, crie seu registro na plataforma e conecte suas contas das redes sociais que deseja realizar a transmissão.

2º) Planeje a sua live

Determine qual a finalidade da transmissão, o tempo, o cenário, os recursos que serão utilizados e toda a estrutura necessária.

3º) Verifique os materiais audiovisuais

Utilize câmeras e microfones de boa qualidade, junto a um equipamento com capacidade para rodar a live e uma conexão estável com a internet, evitando travas e interrupções durante a transmissão.

4º) Faça um teste

Antes de iniciar a transmissão ao vivo, teste tudo para garantir o bom funcionamento, isso inclui a qualidade do vídeo e do som. e o principal: verifique se ela está sendo transmitida por todas as plataformas selecionadas.

5º) Dê play na sua live

Com tudo pronto, é hora de iniciar a sua live. Durante esse período não se esqueça de verificar o desempenho nas plataformas, interagindo com o público.


Seguir estes passos torna o processo de uma live multiplataforma mais simples, proporcionando uma ampla e diversificada audiência.


Além disso, pode-se conquistar novos seguidores, desde que se tenha um planejamento, conteúdo envolvente e interação com o seu público. 


São muitas as chances de conquistar novos seguidores, seja por uma live multiplataforma ou com o auxílio de nossos profissionais. Clique aqui e fale conosco. Para mais assuntos como este, acesse nosso blog!

Voltar